Cidade sem estrutura? A culpa é sua, mas minha também…

É muito comum encontrarmos moradores ou frequentadores do Município de Seropédica, reclamando: “Puxa vida essa cidade não tem nada!!!” Em muitos casos concordo. Comece avaliando a pesquisa que saiu a alguns meses no IBGE afirmando que Seropédica é um município que não possui favelas. Nem favelas nós temos??!!! Inicialmente acho que a pessoa que respondeu este questionário não conhece a definição de favela, ou não conhece o município… temos muitas ruas sem calçamento, praticamente todas os imóveis do Bairro Boa Esperança são invasões (Poucas pessoas no lado direito da BR 465 (em direção a São Paulo) possuem escritura de suas casas), temos esgoto a céu aberto, nem todos pagam água, mais de 70% das casas do município não possuem acabamento externo, a maioria das ruas ainda não estão asfaltadas…Enfim… vamos ser realistas… Nosso Município evoluiu muito após a emancipação, mas ainda falta muito para ostentarmos o título de único município da baixada fluminense sem favelas…
O fato de Seropédica “não ter nada” é devido a história da cidade… Em geral, grande parte dos moradores estão aqui de passagem, pois ou estudam aqui, ou somente dormem por aqui, trabalhando fora… Assim, Seropédica acaba tendo poucas pessoas que realmente criam raízes… Isso se reflete em pouco carinho dos moradores com sua própria cidade!! Você viaja, aqui perto que seja (Paracambi, Piraí, Mendes) você vê ruas limpas com muitas árvores, flores… Aqui parece que boa parte de nós moradores, estamos sempre a esperar que o governo faça algo… Por que cada um de nós não começa plantando uma árvore em frente a nossa casa? Ou um jardim? Por que não fazemos a nossa parte? Se cada um fizermos um pouco e pararmos de esperar pelo governo, vamos ser muito menos “reclamões” e teremos uma cidade muito mais agradável!!
Temos a vantagem e desvantagem de termos muitas empresas públicas em nosso Município (Rural, Embrapa, Pesagro, Prefeitura), e isso que deveria ser fantástico por toda possibilidade de geração de conhecimento e treinamento que essas empresas têm, infelizmente nos causou uma dependência sem retorno algum, e estamos sempre a esperar que o governo faça algo e esquecemos de agir por nós mesmos.
Se Seropédica não possui bons restaurantes, a culpa é nossa que sempre valorizamos a quantidade e não a qualidade, se não possui vida noturna, a culpa é nossa que sempre saímos para nos divertirmos fora daqui, se não possui comércio forte, também somos culpados, pois nem temos o trabalho de ver os preços praticados no comércio local. È claro que os comerciantes também são culpados, pois realmente nem sempre aliam com eficiência a qualidade e o preço, principalmente pelo fato dos custos fixos em nosso município serem muito menores que em alguns outros… mas não espere por eles!!! Comece mudando seus hábitos… reclame e comece a comprar mais aqui, se divertir mais aqui, cuidar mais daqui, embeleze a frente da sua casa, não precisa mais do que isso… Se todo mundo fizer um pouco, em alguns anos nosso município será bem mais agradável e aí sim fará jus ao título de único município da baixada fluminense sem favelas… Hoje, não merecemos esse título…

Um abraço !

Qualquer sugestão, dúvida, críticas e até mesmo elogios podem ser escritos aí em baixo, nos comentários! Daniel Dassaiev é morador de Seropédica

Deixe uma resposta