Cinema sustentável realiza sessões gratuitas em Seropédica e Japeri

Projeto CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes, inicia temporada itinerante que passará por várias cidades brasileiras

A partir de abril, o CINESOLAR inicia seu mais novo circuito itinerante. As cidades de Seropédica e Japeri serão as primeiras a receber sessões gratuitas do primeiro cinema solar do país, respectivamente, nos dias 27 e 28. Além das exibições dos longas O Palhaço, de Selton Mello, e O Menino no Espelho, de Guilherme Zenha, a iniciativa promove sessão de cinema infantil, além de uma oficina de produção audiovisual para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos.

CineSolar foto vilalobos2

Patrocinado pela empresa Votorantim Cimentos, CINESOLAR promove a segunda temporada do circuito nacional a partir de abril. Durante a programação serão realizadas exibições de curtas e longas-metragens, além de oficina de cinema com a produção de um vídeo de bolso. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público e contam com o apoio das prefeituras das cidades.

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do CINESOLAR.

Esta segunda edição do projeto atingirá as cinco regiões do país. A ideia é democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carência de equipamentos culturais. Serão visitadas cidades dos estados de Goiás, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Tocantins e Mato Grosso até julho.

Mais informações em: www.cinesolar.com.br

Cinesolar 3

SERVIÇO

CINESOLAR em Seropédica/RJ

Quando? Segunda, dia 27/04, às 13h (sessão infantil) e às 19h (sessão do filme principal)

Onde? Anfiteatro Gustavo Dutra – UFRRJ (Rodovia BR 465 – Km 7 – Campus Universitário – Zona Rural)

 

CINESOLAR em Japeri/RJ

Quando? Terça-feira, dia 28/04, às 18h (sessão infantil) e às 19h (sessão do filme principal)

Onde? Quadra Poliesportiva do bairro Nova Belém

 

Sobre o CINESOLAR

O CINESOLAR é um veículo equipado com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo também há cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e até uma cabine de DJ.

Os filmes exibidos sempre trabalham questões ligadas à sustentabilidade com foco em três eixos: social, econômico e ambiental. Além das sessões, a iniciativa ainda promove oficinas de sustentabilidade e conscientização ambiental para crianças e adolescentes.

Em abril do ano passado, o CINESOLAR iniciou seu primeiro circuito itinerante patrocinado pela Votorantim e levou exibições de filmes e oficinas de música orgânica para 20 cidades paulistas. Foram mais de 3,5 mil pessoas alcançadas em quatro meses de atividades.

One comment

Deixe uma resposta