Colégio recebe o primeiro kit de Minibiblioteca da Embrapa em Seropédica

Em uma cerimônia marcada pela curiosidade e animação das crianças do CAIC Paulo Dacorso Filho, a Embrapa Agrobiologia entregou nesta quarta-feira (12/09) o primeiro kit do Projeto Minibibliotecas a uma escola do município de Seropédica (RJ). São livros, vídeos e áudios sobre tecnologias geradas pela Embrapa e seus parceiros, que agora passam a fazer parte do acervo da escola. Durante a solenidade, o chefe-geral da Embrapa Agrobiologia, Eduardo Campello falou da importância da preservação do meio ambiente e do quanto essas publicações podem auxiliar os alunos e suas famílias. “Espero que se interessem e façam uso desse material. É com certeza um conjunto de informações que pode ajudar a termos um planeta melhor”, disse Campello às crianças.

Em torno das duas mesas onde estavam dispostas as publicações, as crianças procuravam os títulos, davam uma folheada e algumas até liam rapidamente o que mais interessava. Lívia Rocha Ribeiro, aluna do 5º ano, acredita que os livros vão ajudar a conhecer mais sobre os cuidados com o meio ambiente. Nada mau para quem sonha em ser bióloga. Charles Lima de Menezes, também do 5º ano, estava animado e até já escolheu o livro que vai levar para casa. “Eu escolhi A Viagem das sementes, acho que vou aprender muito”, disse o menino, entusiasmado.

Segundo a diretora do colégio, Carmem Oliveira Frade, a ideia é que todo material do kit (120 títulos de publicações impressas, sendo dois exemplares de cada, 80 programas de vídeo do “Dia de Campo na TV” e 160 programas em aúdio do “Prosa Rural”) possa ser utilizado pela família das crianças. Durante a cerimônia, Carmem frisou a importância da parceria com a Embrapa. Os alunos do CAIC costumam participar do projeto Embrapa Escola, com visitas à Fazendinha Agroecológica, oportunidade em que aprendem que é possível produzir alimentos preservando os recursos naturais. “Espero que a gente cresça e consiga dar bons frutos. E, no nosso caso, os frutos são nossos alunos. Não conseguimos fazer isso sozinhos, os livros nos auxiliam”, finalizou a diretora.

A cerimônia de entrega do kit da Minibiblioteca contou ainda com a participação da vice-reitora da UFRRJ, professora Ana Maria Dantas, e do Diretor do Colégio Técnico da UFRRJ, professor Ricardo Crivano Albieri, além de professoras e pais de alunos do CAIC Paulo Dacorso Filho. O colégio fica dentro do campus da Universidade e conta com o apoio dessas intituições em diversos projetos.

Iniciado em 2003, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o projeto Minibibliotecas, uma iniciativa da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), objetiva atender às demandas por informações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento das comunidades rurais. A intenção é levar o projeto a outras escolas do município de Seropédica.

Texto e fotos:
Ana Lucia Ferreira (MTB 16013/RJ)
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Agrobiologia

Deixe uma resposta