Exposição itinerante conta histórias e curiosidades da antiga Rua Larga em 18 painéis

A partir do dia 27 de junho até 17 de julho, a Estação de trem da Central do Brasil será palco de uma exposição itinerante que contará histórias da Rua Larga e seus arredores. Através de 18 painéis de 2,15m x 0,80m, o público descobrirá desde curiosidades como a origem do nome Rua Larga até histórias sobre suas construções, os transportes utilizados do início do século XX, e os serviços oferecidos no local. A Estação Presidente Vargas do Metrô será a próxima parada da mostra, entre os dias 18 de julho e 8 de agosto. A exposição encerra a programação da série de ações do projeto Animando a Rua Larga, que teve início em maio, visando à revitalização da região.

 

Entre um e outro painel, os visitantes conhecerão detalhes sobre as construções do Colégio Pedro II, do Banco Central do Brasil e da sede da Light. Saberão ainda a origem da antiga estação ferroviária Central do Brasil, do Palácio Duque de Caxias, sede do antigo Ministério da Guerra, e do Palácio Itamaraty, onde era instalada a Presidência da República e mais tarde foi transformado no Ministério das Relações Exteriores até a transferência da capital para Brasília.  

 

Recordações coloniais como as Igrejas de Santa Rita e de São Francisco da Prainha, e a Pedra do Sal, no Morro da Conceição, também estão retratadas nos painéis. Histórias sobre o presente e o futuro da região não ficam de fora. O presente é representado pelo comércio e pela boemia do Beco das Sardinhas, enquanto o futuro é mostrado por meio de imagens das obras do Porto Maravilha. “Esta exposição é dedicada ao personagem mais importante da Rua Larga: o transeunte”, comenta o curador da mostra, o historiador Ney Carvalho.

 

Animando a Rua Larga – o projeto conta com patrocínio da Light através de seu Instituto e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, realização da Folha da Rua Larga e do Instituto Cultural Cidade Viva e apoio do Polo Empresarial Nova Rua Larga. Reúne empresários, comerciantes e moradores locais com vistas à implantação de programas e eventos que ajudarão na preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da região. Além da exposição itinerante, fazem parte da programação projeções temáticas, eventos de show e dança no Beco das Sardinhas, oficinas de história e visitas guiadas.

 

Serviço:

Animando a Rua Larga – Exposição Itinerante

Local: Estação de Trem Central do Brasil 

Data: 27 de junho a 17 de julho

Local: Estação Presidente Vargas do metrô

Data: 18 de julho a 8 de agosto

Preço: Grátis                       

Deixe uma resposta