Prefeitura inicia a limpeza dos canais da cidade

Após a estiagem das chuvas, a Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Serviços Públicos realiza a dragagem de vários canais da cidade que estão assoreados. O objetivo é evitar novos alagamentos com as fortes chuvas que atingem toda região.

A dragagem já foi realizada em cerca de 800 metros do Canal da Capinheira, localizado no Km 39, melhorando significativamente a drenagem das águas pluviais. (Fotos Luiz Calderini)
A dragagem já foi realizada em cerca de 800 metros do Canal da Capinheira, localizado no Km 39, melhorando significativamente a drenagem das águas pluviais. (Fotos Luiz Calderini)

A Prefeitura iniciou o cronograma de limpeza dos canais da cidade pelo Canal da Capinheira, localizado no Km 39. A dragagem já foi realizada em cerca de 800 metros do Canal da Capinheira, localizado no Km 39, melhorando significativamente a drenagem das águas pluviais. De acordo com Caio Ferreira, secretário de Serviços Públicos, os canais não estavam sendo dragados nos dias de chuva devido ao risco de as maquinas sofrerem acidentes podendo cair nos canais e ferir seu operador. “O canal estava assoreado com muito mato, lixo e entulhos e que depois de terminado o serviço deste canal iremos desassorear o Canal do China”, disse Caio.

O Subsecretário de Serviços Públicos, Marcio Barbosa, e o Vice-Prefeito Zé Aldo Amaral, acompanharam o serviço executado na manhã da última quarta-feira (20). “A limpeza de canais, bueiros, retirada de entulhos e lixo acumulados nas vias de Seropédica faz parte da ação emergencial iniciada pelo prefeito Martinazzo para minimizar os problemas enfrentados pela população desde o inicio das chuvas”, informou Zealdo. Além da limpeza manual, uma retroescavadeira é usada para retirar a arreia e entulho acumulados ao longo do tempo. Os resíduos bloqueavam o escoamento do canal que recebe água de quase todo Bairro Campo Lindo.

A ação de limpeza acontece, pelo menos, duas vezes por ano, sempre antecedendo os períodos de chuva. O objetivo é evitar alagamentos e acidentes. Neste sentido, a Prefeitura conta com o apoio da população para que não jogue lixo nos canais, pois isso obstrui o fluxo normal das águas, entope as galerias e causa os alagamentos.

Após a limpeza do Canal da Capinheira será a vez do Canal do China receber atenção da Prefeitura, o cronograma continua com os demais canais que cortam a cidade.

 

Fonte: Jornal Atual

One comment

  1. Legal, tem de trabalhar mesmo.
    Agora vou pedir mais uma vez, não é possível uma rua no estado da av. K, perpendicular à Bento Rodriguês Nóia. É uma rua importnate para o desafogo do trânsito pois corta linhado trem.
    Hoje (ainda agora) tinham 4 carros batidos nos pardais da entrada da v. Bento Rodrigues Nóia.
    Fica o apelo ao secretário e ao vice prefeito, para um reparo de emergência nessa rua (O estado dela é uma vergonha para vocês e para Seropédica.
    Faço o apelo também para o Portal de Seropédica do qual sou admirador.
    Obrigado.

Deixe uma resposta