Prefeitura levará a sede da Secretaria de Ordem Pública para área da Rural

O prefeito de Seropédica, Anabal Barbosa, anunciou hoje (17) que vai transferir para a área da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública. Com esta decisão, resultado de uma parceria acertada com a entidade, a Rural terá, a partir de 16 de junho, a presença de 50 homens para reforçar a segurança dos cerca de 17 mil alunos e funcionários, atualmente inseguros e amedrontados pelos casos de estupros, sequestros e roubos ocorridos no entorno da universidade. Até lá, os futuros agentes da segurança pública, já concursados, serão treinados por especialistas em segurança pública.
Anabal disse que a transferência da sede da Secretaria de Ordem Pública para uma casa que já abrigou, no passado, o Fórum de Seropédica, logo após a ponte da ciclovia que dá acesso à Rural (nas proximidades do quilômetro 47 da BR 465 antiga Rio-São Paulo), ajudará a acabar com a sensação de insegurança entre as alunas da UFRRJ. Os agentes da Prefeitura usarão motocicletas e bicicletas para se locomoverem na área da Rural. Esta guarda municipal de Seropédica não pode usar armas, o que é permitido apenas para cidades com mais de 500 mil habitantes. A universidade ocupa uma área de 60 quilômetros quadrados dentro do território de Seropédica. A Prefeitura e a Reitoria da Rural vão reformar a casa que será ocupada pela Secretaria de Ordem Pública.
– Acredito que a nossa parceria com a Reitoria da Rural devolverá a segurança aos milhares de alunos. Embora segurança seja uma atribuição do governo estadual, estamos dando nossa colaboração. A Prefeitura está à disposição para ajudar na busca de soluções para segurança de toda nossa população – disse Anabal Barbosa.
Amanhã (18), às 9 horas, haverá uma mobilização seguida de panfletagem na entrada principal da Universidade Rural para marcar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O ato será coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação, Turismo e Eventos

Texto: Tiago Bruno

Deixe uma resposta