Quanto custa Morar em Seropédica?

Atendo a pedidos feito pelo Rogério de Guarulhos, essa coluna é dedicada as moradias de Seropédica. No Censo Demográfico de 2000, do IBGE (www.ibge.gov.br ) havia em Seropédica 18114 domicílios permanentes que para uma população de 65 mil pessoas á época dá um total de 3,6 habitantes por residência. Em Itaguaí o número de domicílios é de 22985 domícilios para uma população de 82 mil pessoas á epoca, dando os mesmos 3,6 pessoas por residência de Seropédica. Paracambi apresenta 11419 domicílios para cerca de 40 mil habitantes à época e também com a mesma média de moradores por domicílio.
Mas quanto custa morar em Seropédica? Seropédica é caracterizada por duas situações distintas: O elevado preço de aluguel e imóveis do km 49, e os baixos preços das demais áreas. Um terreno no km 49 de 360 m2 pode chegar a custar 40 mil reais enquanto que no km 39, por exemplo a mesma área pode ser comprada por 3 a 5 mil reais. Se ambos não dispões de saneamento básico direito, ruas asfaltadas e presença do poder público que justifique o IPTU, o por que da diferença? A proximidade com a Universidade parece ser uma justificativa que aliado á susceptibilidade à enchentes do km 39 e o maior desenvolvimento do comércio no km 49, fazem do km 49 a menina dos olhos das imobiliárias. Aliás, é interessante notar que você não vê anúncios de imobiliárias de Seropédica na internet. Somente o Condomínio Lorenzon, que realmente é de um padrão muito acima dos imóveis de Seropédica, tem feito. Estão perdendo um grande nicho de mercado!!
Em média, o aluguel de um kitnet em Seropédica pode variar de 150,00 á 400,00 reais enquanto que uma casa com dois quartos em condições razoáveis, sai por 250,00 à 700,00 reais, dependendo da localização. Há muitos kitnets, mas faltam casas de qualidade para locação. As melhores são bem caras. Mas e os preços para quem quer comprar? Seria mais fácil se houvesse uma das imobiliárias anunciando na internet, mas como não tem, fiz uma pesquisa e uma casa de dois quartos em terrenos de 360 m2 varia desde 30 mil reais até 90 mil, dependendo também da localização, estado da casa, idade, etc. Caro né?

Um fortíssimo abraço.

Daniel Dassaiev é morador de Seropédica.

Deixe uma resposta