Quantos somos e quanto podemos crescer ?

 

O foco dessa coluna será voltado à apresentação de estatísticas oficiais do município de Seropédica, mas, sempre que cabível, também tecerá comentários sobre o dia-a-dia da cidade, assim como abranger algum tema sugerido pelos leitores.

Nessa primeira coluna, falaremos um pouco sobre alguns aspectos populacionais envolvendo o município de Seropédica, Itaguaí e o Rio de Janeiro.

Para quem não sabe, Seropédica se emancipou de Itaguaí há três mandatos. Apesar da curta história política, já tivemos um prefeito cassado e muito disse me disse e trocas de acusações. Mas esse não é o foco dessa coluna.

Vamos falar um pouco de quantos somos em comparação com Itaguaí e com o município do Rio de Janeiro. O município do Rio de Janeiro possuía, segundo o IBGE, 6,1 milhões de pessoas em 2005 com uma área de 1,1 mil km2. Itaguaí possuía na mesma data cerca de 93.600 pessoas em 272 km2. Seropédica apresenta uma área um pouco maior que Itaguaí, com cerca de 284 km2, mas uma população de 75.000 pessoas. Isso dá uma densidade demográfica de 264 pessoas/km2. Bem menos que Itaguaí com 344 pessoas/km2 e pasmem infinitamente menos que o Rio de Janeiro com cerca de 5155 pessoas/km2.

É claro que não queremos crescer tanto como o Rio de Janeiro, mas considerando que estamos numa distância de cerca de 60 km de lá, fica claro o grande potencial do município em crescer, desde que, é claro, nossos políticos resolvam investir em infraestrutura e estimulem a entrada de empresas e indústrias em nossos municípios.

Temos muita área livre para expansão, mas deve-se considerar que somente a Embrapa e a Pesagro detém cerca de 8 km2 de área enquanto a UFRRJ 37,2 km2, 16% da área do Município. Mas ainda assim, sobra muita área para a expansão.

A esperança é que com o plano diretor do município (que comentaremos numa próxima oportunidade) recém aprovado e construído de forma participativa com a comunidade e as instituições de ensino e pesquisa presentes no município, tenhamos um novo rumo.

Um fortíssimo abraço.

Daniel Dassaiev é morador de Seropédica.
Mande suas sugestões elogios ou críticas para danieldassaiev@yahoo.com.br

Deixe uma resposta