Seropédica vai sediar o prêmio baixada 2009

     Pela primeira vez, desde a sua criação em 2002, Seropédica vai participar do Prêmio Baixada 2009 e, logo de cara, como anfitriã. O evento é uma espécie de “Oscar” direcionado a cidadãos, instituições e movimentos culturais da Baixada Fluminense nas seguintes categorias:

1) Artesanato,

2) Artes Cênicas,

3) Artes Plásticas,

4) Cidadania,

5) Ciências,

6) Comunicação,

7) Dança,

8) Desporto,

9) Educação,

10) História,

11) Literatura,

12) Meio Ambiente,

13) Música e

 14) Produção Cultural.

 

   O Fórum Cultural da Baixada Fluminense é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de permanente defesa dos valores culturais da Baixada Fluminense, formado por cidadãos, instituições e movimentos culturais interessados no desenvolvimento e pesquisa da cultura da região. Sua missão é: Defender permanentemente os valores culturais da Baixada Fluminense; Divulgar a cultura da Baixada em todas as suas manifestações e expressões; Incentivar e apoiar a criação e difusão da cultura da região e criar e abrir espaços de interlocução entre artistas, produtores e organizadores devotados à cultura baixadense.

     O Prêmio Baixada foi instituído pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense para encerrar as comemorações do Dia da Baixada (30 de abril) e, desde 2002, pessoas e instituições são homenageadas e reconhecidas com este prêmio, enaltecendo e destacando o seu trabalho pela cultura na região. O primeiro Prêmio Baixada 2002 foi realizado em Duque de Caxias; em 2003 – São João de Meriti; em 2004 – Nilópolis; em 2005 – Queimados; em 2006 – Nova Iguaçu; em 2007 – Belford Roxo; – em 2008 –  Magé e esse ano será realizado em Seropédica.


     Para Leila Márcia, Secretária da Cultura e Turismo de Seropédica, o evento é uma ótima oportunidade para os artistas da região divulgarem seus trabalhos. “Seropédica tem valores culturais em vários segmentos e essa é a grande chance dos artistas do município mostrarem o potencial. No que depender da nossa secretaria faremos o melhor Prêmio Baixada da história”, disse orgulhosa a Secretária.   

 

     INSCRIÇÕES

     Esse ano a Festa de entrega do Prêmio Baixada será realizado em Seropédica, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, no dia 27 de agosto, quinta-feira, às 17h30, no CAIC Darcoso Filho, na antiga Estrada Rio/São Paulo, ao lado do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

     As inscrições podem ser feitas de 08 de julho a 07 de agosto na Secretaria da Cultura e Turismo de Seropédica, Rua Demétrio de Brito, 134 – Fazenda Caxias – Seropédica – tel.: 3787.0858. Maiores informações através do site: www.forumculturalbfluminense.org.br

Fonte: Luiz Dutra

Deixe uma resposta