UFRuralRJ no circuito do esporte

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi aprovada pelo Governo Federal a iniciar, neste ano, uma parceria com o Programa Segundo Tempo, junto ao Departamento de Educação Física e em diálogo com a Secretaria de Educação da cidade. O programa do Ministério do Esporte, Segundo Tempo, oferece atividades esportivas e culturais a crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em períodos fora do horário escolar. Além de auxiliar também na inclusão de jovens e crianças com algum tipo de deficiência. As ações do programa buscam aumentar a autoestima, habilidades motoras e condições de saúde dos participantes.

Márcia Campeão apresenta o programa Segundo Tempo que iniciará neste ano na UFRuralRJ – FOTO NATÁLIA FIGUEIREDO
Márcia Campeão apresenta o programa Segundo Tempo que iniciará neste ano na UFRuralRJ – FOTO NATÁLIA FIGUEIREDO

De acordo com a coordenadora do projeto na UFRuralRJ, Márcia Campeão, a Rural foi a única universidade do estado do Rio contemplada com o programa que beneficiará 100 alunos da rede municipal. “O projeto faz parceria com a prefeitura da cidade que trará os alunos para a universidade, e dará preferência a crianças com deficiência mais severa”, afirmou. O prazo para início das atividades é de três meses, mas a coordenadora espera iniciar antes mesmo desse período. “No momento estou fazendo a seleção dos bolsistas de Educação Física que participaram do projeto, é preferível que já tenham alguma experiência com crianças especiais e bom desempenho acadêmico”, acrescentou.

A única dificuldade encontrada por Campeão, para o início das atividades, é a falta de acessibilidade para pessoas com deficientes na praça de esportes do campus Seropédica. As ruas de cascalho encontram-se bastante esburacadas, com muitas poças. No entanto, a professora não desanima. “Acredito que uma coisa puxa a outra, temos que começar de algum jeito, o que não pode é deixarmos de fazer o projeto por um problema que pode ser resolvido”, concluiu.

Fonte: Jornal Atual

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.